A psicoterapia é um tipo de atendimento dentro da ciência psicológica. Ela é caracterizada pela escuta qualificada, pois quem te atende oferece um espaço único e especializado para acolher você e tudo o que você leva, te escutar de forma atenta e intervir da melhor forma juntamente a você.
Para que a psicoterapia funcione, você precisa se comprometer com o processo, se responsabilizar por si mesmo, participar ativamente, refletir, permanecer ativo e resistir mesmo quando for mais doloroso (pois na maioria das vezes assuntos a serem levados para a terapia são difíceis de entrar em contato).
Alguns benefícios básicos da psicoterapia são:
-Aumento do autoconhecimento;
-Uma melhor relação com sua autoimagem;
-Você é estimulado a ser autêntico;
-Maior contato com seus sentimentos; e
-Você aprende a se cobrar menos.
E aí, que tal fazer a tentativa e se abrir para o autoconhecimento?
O período da adolescência é repleto de desafios. Muitos dizem respeito à transição da vida infantil para a vida adulta. Conflitos, desequilíbrios, tensões e momentos de tristeza são comuns nesse período, bem como alterações emocionais.
É importante levar em consideração o momento histórico vivenciado, o contexto sociocultural e as vivências familiares que envolvem o sujeito.
O rendimento psíquico e a capacidade de racionalização está em crescimento nesse período da vida, elaborações mais complexas são possíveis no processo psicoterapêutico. Os vínculos sociais estão se estabelecendo e concretizando, e o contato com o mundo adulto está cada vez mais fácil e acessível com a internet.
O processo psicoterapêutico se faz necessário devido às diferenças de gerações e mudanças sociais que cada vez mais atingem e influenciam a vida dos adolescentes.
A vida adulta é um período de muitas novidades, cuidados e desafios, e comumente se mostra necessário um acompanhamento de manejo da saúde mental.
Geralmente o cotidiano se torna maçante, corrido e muitas pessoas levam a vida no automático, abrindo brechas para doenças mentais, doenças físicas e descuido no que diz respeito à autoimagem, autocuidado e autoestima. Sem contar as problemáticas nos relacionamentos interpessoais, familiares e sociais.
A psicoterapia faz parte de um processo de autodesenvolvimento, de organização pessoal e de cuidado com a vida. É um local para reflexão dos projetos de vida, dos movimentos que são ou não feitos e de análise da autenticidade frente as escolhas que se mostram necessárias no cotidiano.
A velhice geralmente é evidenciada por aspectos externos negativos, como o isolamento, as mudanças físicas biológicas e cognitivas, o desamparo e as perdas culturais e pessoais. Contudo, sabe-se que diversas das mudanças que revelam a velhice se devem a doenças, e não à idade do indivíduo, portanto compreende-se que podem ser prevenidas se o sujeito tiver um hábito de cuidado com a saúde e acompanhamento médico.
Para a psicologia a velhice é vista como uma construção do ser humano, e compreendida como um fenômeno. É um momento da vida cheio de possibilidades, de sabedorias e de novas descobertas. Deve ser compreendido dentro da singularidade de cada indivíduo, e apoiada em sua completude.